quinta-feira, 17 de março de 2011

Metodologias ágeis de Gerenciamento de Projetos em TI

Em um ambiente extremamente competitivo, no qual as empresas precisam entregar projetos cada vez melhores e de forma mais rápida, é preciso adotar novos meios de gerenciamento para assegurar o sucesso.

As chamadas metodologias clássicas de gerenciamentos de projetos trazem uma estrutura em ciclos, processos e papéis bem definidos. Tem como ponto forte a documentação e o rigoroso planejamento. A tendência é gerar uma estrutura rígida, rica em documentação e em processos, mas geralmente pesada e pouco flexível às mudanças necessárias aos projetos atuais de Tecnologia da Informação.

Diferente do chamado modelo tradicional, as metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, trazem uma abordagem nova, mais adaptada ao mundo em constante mudança. Os projetos emergentes de TI precisam de rumos e soluções muito rápidas e muitas vezes estas soluções ou caminhos não estavam previstos no planejamento inicial do projeto.

A nova onda de agilidade em projetos e em especial um conjunto de ferramentas chamado SCRUM, é baseado em: transparência, inspeção e adaptação. Partindo da priorização de necessidades do projeto, do que é mais importante e mais crítico, realizando entregas curtas e que agregam valor, promovendo maior interação do time com os clientes.

Assim, o gerenciamento ágil de projetos tem seu foco nas pessoas, levando estas para o centro do projeto. Os processos e a documentação devem ter um lugar especial e tão somente no que é devido, não existindo documentos e processos em demasia, nada além do necessário para execução do trabalho.

É preciso deixar claro aqui que não são desprezados os documentos, mas é priorizada a atenção total àqueles que realmente fazem as coisas acontecerem em um projeto: as pessoas! É preciso liberar estes agentes que podem fazer toda a diferença no ambiente de desenvolvimento e criação dos projetos.

Estamos na era da inovação, na qual os problemas devem ser resolvidos com muita criatividade, de forma simples, mas com direcionamento ao melhor custo benefício para as organizações e a sociedade. Estruturas muito rígidas que engessam as ações e tolhem o pensamento criativo, vão contra a produtividade e o incentivo a produção das soluções necessárias para resolução de problemas.

E qual modelo eu devo utilizar?

É importante ressaltar que a decisão de como gerenciar um projeto, cabe a cada gestor, de acordo com seus ativos organizacionais, a complexidade e o tipo do projeto a ser desenvolvido. É preciso descobrir a medida certa para cada situação e necessidade da organização.

Há tempos existem problemas como atrasos, orçamentos excedidos e o não atendimento das expectativas de nossos clientes nos projetos de Tecnologia da Informação. Muitas vezes, o cliente ainda não sabe exatamente o que quer.

Nesta hora, a forma de gerenciar o projeto pode fazer toda a diferença e é melhor sem nenhuma dúvida, ficar mais próximo do cliente para construirmos juntos o projeto ideal, ou muito próximo disso, que atenda suas necessidades.

Um comentário:

Unknown disse...

Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.